- Em casos de dor em geral, seja ela, aguda ou crônica e principalmente em entorses, traumas e luxações, o gelo possui uma boa ação analgésica e antiinflamatória.
- Os problemas de coluna quando bem localizados, sem a presença de irradiações, tanto para membros superiores como inferiores, são possíveis sintomas de processos inflamatórios de ordem muscular. Nesses casos, o calor vai ter uma ação um pouco melhor que a do gelo (crioterapia), pois já inicia sua ação promovendo vasodilatação e relaxamento muscular. A bolsa de gelo não é contra indicada nestes casos, pois também promove aumento da circulação e relaxamento muscular, posterior a uma vasoconstrição inicial.
- A bolsa de gelo pode ser feita até 3 vezes por dia, não ultrapassando o tempo de 20 minutos em cada aplicação. O gelo deve ser triturado e colocado em um saco plástico impermeável antes da aplicação.
- Pode- se fazer uma bolsa de gelo utilizando 3 partes de água e 1 parte de álcool em um saco plástico, ela permanecerá sempre maleável, podendo ser moldada em lugares com muitos acidentes ósseos, como cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos.
- Um pano úmido entre a bolsa de gelo e a pele pode evitar queimaduras.
- O tratamento com contraste (alternando calor/gelo) deve ser feito em casos em que haja edema local (inchaço).
- O alongamento tem como objetivo o relaxamento muscular e pode ser executado todos os dias, agora, é contra indicado nos processos agudos de lombociatalgia (dor ciática) e cervicobraquialgia ( dor cervical com irradiação para membros superiores).
- O bem-estar da coluna vertebral depende do alongamento e do fortalecimento muscular, ambos são importantes.
- Exercícios isométricos (quando há contração muscular sem movimento articular) como prancha, ponte e ponte lateral, são importantes para estabilidade da coluna vertebral.
- A tensão muscular lombar é maior quando estamos sentados e menor quando estamos em pé, portanto, se você passa muito tempo sentado(a), procure levantar-se a cada meia hora.
- Ao sentar, coloque sempre uma almofada apoiando a região lombar, seja no trabalho, em casa ou no carro. Isso manterá a região lombar mais alinhada.
- Evite dormir em decúbito ventral (barriga para baixo), durma de lado com travesseiro entre as pernas e outro travesseiro mais alto (distância entre o ombro e a cervical) na cabeça, ou em decúbito dorsal (barriga para cima) com travesseiro embaixo das pernas na altura dos joelhos e um travesseiro mais baixo na cabeça (a cabeça não pode ficar muito levantada e nem muito para baixo).
Fisioterapia em Santos | São Vicente | Cubatão | Guarujá | Praia Grande